Índice
Tudo o que você precisa saber sobre a NFS-e
Esclareça todas as suas dúvidas sobre a NFS-e
A NFS-e é um documento necessário para qualquer empresa de serviços, pois através dele há como comprovar e registrar uma transação.
A versão eletrônica tem o mesmo valor que a versão tradicional, no entanto, a sua consulta torna-se muito mais simples e prática.
Portanto, se você deseja evitar problemas com o Fisco, acompanhe com detalhes as informações abaixo sobre a NFS-e.
O que é a NFS-e?
A Nota Fiscal de Serviços Eletrônica (NFS-e) é um documento digital criado pelo Governo Federal para modernizar a emissão de notas fiscais que antes eram feitas 100% no papel.
Após a criação do documento, todos os dados referentes a transações passaram a ser armazenados eletronicamente em um ambiente da própria Receita Federal, o que permite a consulta a qualquer hora do dia ou da noite.
No Brasil, por lei, todas as operações de serviços devem ser documentadas, ao todo são 5.570 legislações e Notas Fiscais de Serviços.
A padronização dessas notas acontece por conta do Sistema Nacional da Nota Fiscal de Serviço eletrônica, dessa forma, as empresas tornam-se competitivas no mercado.
Qual a importância da Nota Fiscal de Serviços Eletrônica?
A NFS-e foi criada com o objetivo de simplificar a vida dos prestadores de serviços, além de facilitar o controle da arrecadação de tributos pelas prefeituras.
Além disso, a NFS-e também oferece várias vantagens para os consumidores, como a possibilidade de acompanhar o andamento do serviço e verificar se houve alguma irregularidade.
A NFS-e também pode ser usada como comprovante de pagamento para fins financeiros e fiscais.
Dessa forma, a NFS-e é uma ferramenta importante tanto para os prestadores de serviços como para os consumidores.
O que acontece com quem não gera nota fiscal?
As empresas que não emitem notas podem ter problemas judiciais, o crime de sonegação pode ser observado no 1º inciso V da Lei 8.137, com a pena podendo chegar a 2 anos de reclusão, além do pagamento de multas.
A nota prova que houve a prestação de um determinado serviço, assim, se o cliente necessitar de ajustes ou reparos, ele não será prejudicado.
Quais informações encontramos na NFS-e?
Para facilitar a compreensão tanto dos prestadores de serviços como dos consumidores em geral, a NFS-e contém algumas informações úteis, como:
- Data da compra;
- Horário da compra;
- Local da compra;
- Valor da compra;
- Modo de pagamento;
- CNPJ da empresa;
- Descrição do item ou serviço adquirido;
- Dados sobre o pagamento,
- Impostos gerados sobre aquela venda, entre outros.
A nota fiscal é necessária para empresas de todos os segmentos, desde a indústria até o setor de serviços, todos devem emitir a nota para impedir problemas com a Receita Federal.
Quem pode gerar NFS-e?
Qualquer empresa com CNPJ que trabalha com comércio de produtos e serviços deve emitir notas. Através do CNPJ, a empresa pode se cadastrar na prefeitura e na secretaria da fazenda, neste sistema as notas podem ser geradas manualmente.
No Brasil, encontramos 12 categorias de notas, abaixo, separamos as 6 mais populares:
- Nota fiscal eletrônica (NF-e)
- Nota fiscal de serviço eletrônica (NFS-e)
- Nota fiscal do consumidor eletrônica (NFC-e)
- Conhecimento de transporte eletrônico (CT-e)
- Cupom fiscal eletrônico (CF-e Sat)
Melhore o gerenciamento de notas da sua empresa com o suporte da Real Araçatubense!
Nós, da Real Araçatubense, oferecemos serviços de assessoria contábil, trabalhista e fiscal para empresas de todos os tamanhos e segmentos.
Com os nossos serviços contábeis, você não precisará mais se preocupar com toda a burocracia que envolve o negócio, incluindo a emissão de notas fiscais, e poderá se concentrar apenas em estratégias importantes para o crescimento do seu negócio.
Logo, evite problemas com a emissão e o gerenciamento de NFS-s! Fale com a nossa equipe e elimine definitivamente a burocracia da sua empresa!
CLIQUE AQUI PARA CONTAR COM OS NOSSOS SERVIÇOS ESPECIALIZADOS!