Malha fina: saiba tudo sua a sua empresa cair

Entenda Tudo O Que Precisa Sobre Malha Fina - Real Araçatubense Contabilidade & Gestão Empresarial

Compartilhe nas redes!

Malha fina, saiba o que fazer se sua empresa cair no pente fino do governo

Cair na malha fina é um dos maiores medos dos empresários, mas pode acontecer, saiba tudo o que precisa fazer caso a sua empresa seja pega

Passado a data de entrega do Imposto de Renda, noticias sobre malha fina começam a aparecer, afinal, esse é um dos erros mais comuns dos gestores.

Esse problema fiscal ocorre, quando durante a análise da sua declaração, alguns erros foram percebidos, o que é normal, são muitos detalhes para preencher, com dados do ano inteiro.

Porém, se aconteceu isso com a sua empresa e você não sabe mais o que fazer, leia esse artigo até o final que irá te ajudar.

O que é “malha fina”

Essa é uma expressão utilizada para falar sobre a “Malha da declaração fiscal”, é um processo de checagem das informações disponibilizadas no seu Imposto de Renda empresarial.

Nela todas as inconsistências apresentas no Imposto de Renda são analisadas e é necessária uma correção, quando ha incongruências durante essa análise.

Caso sua empresa caia nela, ou seja, caso percebam incongruências, o seu imposto fica retido e você além de pagar a diferença apresentada, ainda recebe uma grande multa.

Essa analise é feita pela receita para poder evitar qualquer tipo de fraude por parte do contribuinte ao declarar seu imposto de renda.

Saiba mais sobre malha fina e Imposto de Renda para a sua empresa:

Como saber se minha empresa caiu na malha fina

Quando algum dado inconsistente é encontrado, a empresa recebe um comunicado da Receita Federal através do portal E-Cac, nele estão declarados todos os documentos que justificam a situação, são elencadas as diferenças, a multa e também o prazo para regulamentação.

Quando a empresa cai na malha fina, exite um prazo para regulamentação, se não for feito o problema pode se tornar uma verdadeira bola de neve, se transformando até em um crime de sonegação de impostos.

Como corrigir minha declaração

A culpa não é sua, muitos gestores acabam caindo nessa situação, pois o preenchimento do Imposto de Renda envolve muitos detalhes e informações, se você não possui um sistema automatizado que te auxilie realmente ficara difícil passar ileso

Mas agora é o momento de corrigir o erro e tomar ainda mais cuidados para os próximos anos, pois a multa se torna maior a cada vez que a empresa é pega.

Portanto, há dois caminhos para corrigir uma declaração:

  • Se a declaração retida esta correta e você tem os documentos comprobatórios, é preciso aguardar o Termo de Intimação ou a Notificação e agendar na Secretaria da Receita Federal do Brasil e assim agendar a entrega da documentação.
  • Caso o problema apresentado seja consistente, é possível fazer a retificação com as correções necessárias através do programa gerador da declaração, você precisara1 realizar uma declaração retificadora.

A multa varia conforme o tempo de atraso, a demora de retorno e também do valor do IRPJ, contudo, pode chegar até 20% do IR da sua empresa.

Conheça uma assessoria contábil completa para sua empresa

Com uma contabilidade ao seu lado você não precisa passar por isso!

Se esse ano você precisa de ajuda para sair da malha fina, pode contar com uma contabilidade eficiente para realizar a declaração retificadora.

Se você já caiu na malha fina alguma vez, sabe o quanto é desesperador, tenho certeza que deseja por um fim a esse problema agora mesmo.

Você pode contar com um time de especialistas com anos de experiência na área contábil que contam com sistema de monitoramento durante todo o ano para evitar qualquer falha na hora de realizar a declaração.

Conheça nosso serviço contábil para empresas, estamos dispostos a te auxiliar da melhor forma!

Para entrar em contato conosco, você só precisa clicar no link abaixo, informar os seus dados e clicar em “Enviar” e, em poucas horas, um de nossos especialistas entrara em contato!

Se for melhor para você no canto da tela temos um ícone do WhatsApp disponível, basta clicar nele e falar com a nossa equipe agora mesmo.

Nunca mais deixe sua empresa cair na malha fina!

Classifique nosso post
Summary
Malha fina: saiba tudo sua a sua empresa cair
Article Name
Malha fina: saiba tudo sua a sua empresa cair
Description
Malha fina, saiba o que fazer se sua empresa cair no pente fino do governo. Para saber mais do assunto, leia o artigo que preparamos!
Author
Publisher Name
Real Araçatubense
Publisher Logo

Fique por dentro de tudo e não perca nada!

Preencha seu e-mail e receba na integra os próximos posts e conteúdos!

Compartilhe nas redes:

Facebook
Twitter
Pinterest
LinkedIn

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja também

Posts Relacionados

Como Calcular O Custo De Um Funcionário (1) - Américo Contabilidade & Gestão Empresarial

Gerencie seus gastos calculando o custo real de um funcionário

Como calcular o custo de um funcionário? Descubra como calcular o custo total de um funcionário, incluindo salários, benefícios e encargos, para uma gestão financeira mais eficiente e estratégica. Na gestão empresarial, entender e calcular os custos é essencial para

Descubra O Tipo De Empresa Ideal Para O Seu Negócio E Alcance O Sucesso. (2) - Américo Contabilidade & Gestão Empresarial

Tipos de Empresa: Escolha o Ideal e Prospere!

Descubra o Tipo de Empresa Ideal e Transforme Seu Negócio em Sucesso! Quer abrir um negócio, mas não sabe qual tipo de empresa escolher? Descubra as opções e seus benefícios aqui!  Ao iniciar um novo negócio, a escolha do tipo

Precisa de uma contabilidade que entende do seu negócio ?

Encontrou! clique no botão abaixo e fale conosco!

Recomendado só para você
Ter um fluxo de caixa eficiente é primordial para manter…
Cresta Posts Box by CP
Back To Top

E-book