Separar finanças – separe suas finanças pessoais e da sua empresa para evitar prejuízos financeiros

Evite Prejuizos Financeiros Separe Suas Financas Pessoais E Da Sua Empresa Blog - Real Araçatubense Contabilidade & Gestão Empresarial

Compartilhe nas redes!

Evite prejuízos financeiros, separe suas finanças pessoais e da sua empresa

Ter contas pessoais e empresariais auxilia a manter controle sobre o financeiro do seu negócio e aprimorar os resultados empresariais

É correto combinar pagamentos de fornecedores da sua empresa e as contas de água e luz de sua casa em uma única conta? Como empresário, não é uma escolha sábia!

Até o final do mês, você pode perder o controle de suas contas e estar em uma posição difícil. É importante manter seus negócios e assuntos financeiros pessoais separados. Ter a prática de separar as contas pessoais e empresariais pode causar sérios prejuízos financeiros em sua empresa.

Discutiremos o motivo no artigo. Leia até o fim e entenda como evitar problemas financeiros separando suas finanças. 

Leia também:

Quais os prejuízos financeiros posso ter em minha empresa ao misturar finanças empresariais e pessoais?

Nem sempre misturar as finanças empresariais e pessoais é vista como problemática por parte dos empresários, uma vez que nesses casos o aspecto financeiro não é acompanhado de perto. Isso é um grave erro para a saúde financeira da empresa.

O empresário não percebe a extensão da questão e acredita que tudo é normal. Quando a questão se agrava, os efeitos negativos podem ser irreversíveis.  

Algumas das problemáticas de manter misturar o financeiro pessoal e empresarial são:

  • É impossível realizar uma análise financeira decente e uma previsão financeira adequada, bem como fazer uma análise financeira e projeção adequada; 
  • É impossível avaliar indicadores confiáveis; 
  • É difícil analisar relatórios com efetividade, entre outros.

Como separar as finanças pessoais e empresariais?

 1. Faça uma análise da situação financeira da sua empresa

Para iniciar o processo de organização financeira, você deve primeiro anotar as receitas, despesas, dívidas, taxas de juros pagas e lucros da empresa. Faça o mesmo com suas informações financeiras pessoais, mas mantenha-as separadas. Desta forma, o empresário terá uma compreensão abrangente da situação e será capaz de controlar seus gastos e tomar as decisões corretas.

 2. Mantenha contas bancárias separadas

Muitos empresários ainda não praticam o que parece ser um conceito óbvio: separar todas as contas bancárias empresariais e pessoais. Ter uma conta bancária pessoal é essencial para não cair na cilada de usar ao menos uma vez o cartão de crédito da empresa para uma compra, e vice-versa.

 3. Tenha um bom controle financeiro

O fluxo de caixa é um dos maiores segredos para uma gestão financeira eficaz! Ele fornece um “raio-x” da realidade financeira da empresa em tempo real e é crítico para controlar as finanças e estabelecer uma base segura para a tomada de decisões. Empresários que são financeiramente cegos são os mais perigosos. Eles prejudicam seus negócios e dificultam a tomada de boas decisões.

 4. Defina um pró-labore 

Os empresários podem utilizar fundos da empresa para cobrir despesas pessoais urgentes e comprometer seu capital de giro. A fim de evitar que isto ocorra, estabeleça um salário para os sócios, o pró-labore: assim, em momentos de maior dificuldade, você garantiria uma renda mínima para suas despesas pessoais e familiares e não precisaria utilizar dos recursos de sua empresa para tal.

 5. Mantenha reservas emergenciais

A pandemia da Covid-19 escancarou a importância das reservas financeiras pessoais e corporativas. Uma eventualidade pode ocorrer a qualquer momento, e ter dinheiro para lidar com potenciais dificuldades minimizará o estresse envolvido. Depois de se organizar financeiramente, reserve uma quantia mensal para construir um fundo de emergência para sua empresa. De seus salários, reserve dinheiro para contingências pessoais.

Conte com o auxílio da Real Araçatubense Contabilidade

Ter uma gestão financeira efetiva não é uma tarefa tão simples. Sabemos disso! Então, que tal ter o nosso apoio na Assessoria e consultoria financeira e administrativa da sua empresa?

Tenha o nosso apoio e conte com os nossos serviços de BPO Financeiro e otimize a gestão financeira da sua empresa. Entre em contato conosco agora mesmo.

SEPARE DEFINITIVAMENTE AS SUAS FINANÇAS PESSOAIS E EMPRESARIAIS, CONTE COM NOSSO AUXÍLIO!

Classifique nosso post
Summary
 Separar finanças - separe suas finanças pessoais e da sua empresa para evitar prejuízos financeiros
Article Name
Separar finanças - separe suas finanças pessoais e da sua empresa para evitar prejuízos financeiros
Description
Evite prejuízos financeiros, separe suas finanças pessoais e da sua empresa. Leia o artigo e saiba separar finanças do jeito certo!
Author
Publisher Name
Real Araçatubense
Publisher Logo

Fique por dentro de tudo e não perca nada!

Preencha seu e-mail e receba na integra os próximos posts e conteúdos!

Compartilhe nas redes:

Facebook
Twitter
Pinterest
LinkedIn

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja também

Posts Relacionados

Como Calcular O Custo De Um Funcionário (1) - Américo Contabilidade & Gestão Empresarial

Gerencie seus gastos calculando o custo real de um funcionário

Como calcular o custo de um funcionário? Descubra como calcular o custo total de um funcionário, incluindo salários, benefícios e encargos, para uma gestão financeira mais eficiente e estratégica. Na gestão empresarial, entender e calcular os custos é essencial para

Descubra O Tipo De Empresa Ideal Para O Seu Negócio E Alcance O Sucesso. (2) - Américo Contabilidade & Gestão Empresarial

Tipos de Empresa: Escolha o Ideal e Prospere!

Descubra o Tipo de Empresa Ideal e Transforme Seu Negócio em Sucesso! Quer abrir um negócio, mas não sabe qual tipo de empresa escolher? Descubra as opções e seus benefícios aqui!  Ao iniciar um novo negócio, a escolha do tipo

Precisa de uma contabilidade que entende do seu negócio ?

Encontrou! clique no botão abaixo e fale conosco!

Recomendado só para você
Conheça as perguntas que você deve responder antes de abrir…
Cresta Posts Box by CP
Back To Top

E-book