Índice
Conheça as perguntas que você deve responder antes de abrir uma empresa
Ao responder essas perguntas, você saberá se está pronto para abrir uma empresa
Em tempos de crise econômica, nasce o cenário propício para o brasileiro impulsionar o seu sonho de abrir o seu próprio negócio. Mas será que realmente sabemos como abrir uma empresa?
Decidir abrir uma empresa é um caminho árduo para ser percorrido, necessita de conhecimento técnico e fortalecimento emocional para levar adiante essa ideia empreendedora, principalmente em momentos em que os consumidores estão muito mais racionais em relação ao que compram ou deixam de comprar.
Por isso, há algumas perguntas que você deve responder antes de abrir o seu negócio, descubra agora quais são e como abrir uma empresa!
Veja também:
- Passo a passo de como emitir nota fiscal eletrônica;
- 7 dicas de como realizar uma gestão financeira de excelência;
- 5 dicas de ouro para ter o controle efetivo das contas a pagar e receber.
1ª – Por que eu desejo ter meu próprio negócio?
Antes de tudo, seja consciente. Descubra qual a sua verdadeira intenção ao abrir uma empresa, afinal, essa visão do futuro que terá agora, muito provavelmente será o fio condutor que guiará todas as ações do seu empreendimento.
Imagine que Raimundo deseja ter uma loja de comidas orgânicas porque quer fazer a diferença na saúde das pessoas e ser o melhor no ramo.
As estratégias de venda e comunicação serão bem diferentes do que se a sua intenção fosse apenas “ganhar dinheiro vendendo umas coisas que estão na moda”. As chances do empreendimento do seu Raimundo acabar em menos de três anos seriam enormes.
2ª – Por que eu desejo chegar até onde defini?
O racional e o emocional devem caminhar juntos ao decidir abrir uma empresa. Isso não significa que o emocional deva estar presente em uma tomada de decisão financeira ou extremamente estratégica e revolucionária para a sua empresa.
Para responder essa pergunta, pense no seu maior sonho que poderá ser alcançado ao abrir uma empresa. Esse desejo mais profundo o ajudará a não desistir nas primeiras barreiras e obstáculos enfrentados, eles irão impulsionar a sua garra empreendedora quando mais precisar.
Ter um objetivo claro e definido em mente fará com que você se mova mais rápido em direção a ele, os seus valores o guiarão até o sucesso.
3ª – Até quando eu posso esperar para ter retorno monetário?
Olhe para o seu bolso, ou potencial de conseguir um bom empréstimo ou financiador, e veja por quanto tempo poderá manter a sua empresa sem ter grandes ganhos.
Antes de abrir uma empresa, faça uma análise de todas as suas entradas e saídas monetárias, e descubra qual o seu ponto de equilíbrio, bem como quando poderá alcançá-lo. Assim saberá se possui capital de giro para bancar esse tempo de espera.
Inclusive, é bom ressaltar que ninguém nasce sabendo de nada e mesmo com a ajuda dos melhores profissionais, precisamos de tempo para aprender algumas coisas no nosso negócio.
4ª – Qual o meu conhecimento atual sobre o assunto e o que preciso aprender?
Bom, agora que já tem em mente qual será o seu negócio, por que quer chegar até lá e se tem dinheiro ou não… Descubra no que você é bom e o que falta aprender. A sua mente ficará muito mais clara após responder essas perguntas.
Tome decisões concretas depois de descobrir o que precisa aprender, avalie bem a questão tempo e dinheiro que cada possibilidade lhe oferece.
Por exemplo, se o seu sonho é ter um restaurante, mas não sabe cozinhar, é mais fácil contratar um chef de cozinha do que ter aulas de culinária e aprender a cozinhar.
5ª – Com quem posso contar?
Para abrir uma empresa é necessário fugir de pessoas negativas e que costumam lhe puxar para trás sempre que toma uma decisão importante na sua vida.
Descubra quem poderá lhe ajudar com conhecimento técnico, quem poderá acrescentar com experiência prática, quem lhe apoiará emocionalmente… Fuja dos críticos de plantão! Aquele que mais reclama, menos produz.
6ª – Como organizarei meu planejamento estratégico?
Você possui o conhecimento para elaborar o seu plano empresarial sozinho? Se a resposta for não, coloque em um papel quais são as pessoas que precisará pedir auxílio para concluir essa fase e ajudar na manutenção eterna do seu planejamento.
Contador, advogado, administrador, gurus do empreendedorismo… Todas as pessoas que você conhecer e que possam acrescentar positivamente no levantamento de informação e otimização do seu plano estratégico para abrir sua nova empresa.
A REAL ARAÇATUBENSE PODE AJUDAR VOCÊ!
7ª – Me sinto pronto para começar?
Se depois de responder todas as seis perguntas anteriores, ainda sentir aquela motivação inicial para levar adiante o seu plano de abrir uma empresa, essa é a hora certa!
Conte com o suporte especializado da Real Araçatubense!
Agora que você já sabe que o seu sonho de ter o seu próprio negócio é real, deve contar com o suporte de especialistas para cuidar de toda a parte burocrática e auxiliar nas decisões e etapas importantes, como:
- A elaboração do plano de negócios;
- A elaboração do planejamento tributário para a escolha do regime tributário mais vantajoso;
- As etapas de legalização do negócio e muito mais.
Desse modo, saiba que nós, da Real Araçatubense, somos especialistas no assunto e vamos ajudá-lo em todos os processos.
Portanto, não perca nem mais um segundo e entre em contato agora mesmo.
CLIQUE AQUI PARA ABRIR SUA EMPRESA EM SEGURANÇA!